top of page
Buscar

Filme "Sobre Dora e Dores" é gravado em Pium

  • Foto do escritor: pium cast
    pium cast
  • 23 de out. de 2025
  • 3 min de leitura

O sertão nortista das décadas de 70 e 80 serve de cenário para a emocionante história de sobrevivência, afeto e resistência contada no longa-metragem “Sobre Dora e Dores”. A produção tocantinense, dirigida por Kaká Nogueira e Bell Gama, traz à tona uma narrativa poderosa centrada em mulheres que, mesmo diante da escassez, da morte e do abandono, se tornam pilares de sabedoria e cuidado em suas comunidades.

A trama gira em torno de Dona Cota, interpretada pela premiada atriz Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela), uma benzedeira e carpideira que, já na velhice, adota Dora, uma menina órfã de toda sua família de sangue. Em um tempo e lugar onde parteiras e carpideiras muitas vezes eram a última esperança diante de doenças e perdas, Dona Cota se torna uma figura essencial na vida da pequena Dora, e também na de toda a comunidade fictícia de Campineira do Anu Preto.

Com roteiro baseado na obra original de Lita Maria, “Sobre Dora e Dores” é mais do que um drama. É um retrato sensível da ancestralidade feminina e da transmissão de saberes no interior do Brasil. No enredo, os laços de afeto e confiança entre mulheres superam os vínculos de sangue, criando redes de apoio em meio ao luto e à dor.


Produção enraizada no Tocantins


Com locações nas cidades de Marianópolis, Caseara e Pium, o filme é integralmente rodado no Estado do Tocantins, e aposta na autenticidade da paisagem local para dar vida ao universo sertanejo da fictícia cidade de Café da Roça. A produção é da Cenaberta, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, por meio da Lei Paulo Gustavo Tocantins 2023, além de apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas e das prefeituras municipais de Marianópolis e Pium.


Elenco e equipe técnica de peso


Além de Cartaxo, o elenco protagonista conta com Dominique Bueno e Thiozer Nunes, acompanhados por nomes como Buda Lira, Giovanna Máximo, Carlos Francisco e a própria co-diretora Bell Gama no elenco coadjuvante.

A direção de fotografia está a cargo de Junior Malta, e a trilha sonora será inteiramente original, baseada em pesquisas sobre a musicalidade regional do norte brasileiro. A direção de arte, assinada por Thiago Omena e Érika Mariano, também mergulha nas referências visuais e culturais do sertão das décadas de 70 e 80 para construir uma ambientação rica e fiel à época.


Uma obra sobre memória e resistência


Ao abordar temas como a adoção fora dos padrões legais, o luto coletivo, a ancestralidade feminina e a cura por meio dos saberes populares, “Sobre Dora e Dores” se posiciona como uma contribuição potente para o cinema nacional contemporâneo. A narrativa, embora ficcional, resgata histórias reais vividas por tantas mulheres que, no esquecimento das estatísticas, foram protagonistas silenciosas da sobrevivência de muitos.

O filme ainda não tem data oficial de estreia, mas promete emocionar públicos por onde passar, com uma história marcada por empatia, coragem e a delicada construção de vínculos em tempos de ruptura.


Parte do elenco e da produção e prefeito de Pium com a claquete. Foto tirada em frente a Secretaria Municipal de Cultura logo após o encerramentos das gravações
Parte do elenco e da produção e prefeito de Pium com a claquete. Foto tirada em frente a Secretaria Municipal de Cultura logo após o encerramentos das gravações

SERVIÇO


 Filme: Sobre Dora e Dores

 Gênero: Drama

 Duração: 90 minutos

 Classificação Indicativa: 14 anos

 Direção: Kaká Nogueira e Bell Gama

 Baseado na obra de: Lita Maria

 Produção: Cenaberta

 Locações: Marianópolis, Caseara e Pium (TO)

 Estreia: Em breve

 
 
 

2 comentários


Simone Pereira
Simone Pereira
26 de out. de 2025

Ansiosa pela estreia do Filme 🤩

Curtir

Jovem Estrela
Jovem Estrela
26 de out. de 2025

Que top, Pium de açúcar está ficando famoso. Já quero assistir.

Curtir
bottom of page