top of page
Buscar

Jornalista piunense lança livro sobre preservação ambiental e é destaque da cultura regional

  • Foto do escritor: pium cast
    pium cast
  • 23 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

O ano de 2025 tem sido marcante para a cultura piunense. A cidade recebeu as gravações de um filme longa-metragem tendo Pium como cenário, assistiu à valorização de artistas locais por meio de ações do governo municipal e valorização da Secretaria Municipal de Cultura, composta por profissionais com conhecimentos na área. Há muito a destacar, mas o foco de hoje é o lançamento do livro Anjos da Natureza, do escritor Willian Borges.


Como o PiumCast tem como missão valorizar os artistas locais, começamos apresentando o autor antes da obra. Willian Borges passou a primeira infância na região da vila do Café da Roça, estudou em uma escola multisseriada e, posteriormente, mudou-se para a cidade de Pium, onde frequentou o Colégio Estadual Bartolomeu Bueno. Anos depois, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins.


“Para quem nasce na pobreza extrema, uma das poucas oportunidades que temos de alcançar uma profissão melhor e um trabalho menos brutal é o estudo. Mesmo tendo um começo bastante duro, em escolas rurais precárias, em casas de palha abandonadas por antigos moradores, bancos de troncos enfiados no chão, como foi a minha primeira experiência estudantil, com esforço é possível se preparar para competir com pessoas que tem uma base educacional melhor”, relatou o autor ao PiumCast.


O livro Anjos da Natureza, composto por relatos de combate a incêndios florestais e fotografias da realização desse trabalho, foi lançado oficialmente no dia 11 de março deste ano, no auditório da Prefeitura Municipal de Pium-TO.


Borges contou que a obra nasceu do desejo de valorizar os verdadeiros guerreiros com quem trabalhou ao longo dos anos na proteção das riquezas ambientais da região.

“Trabalhei como brigadista florestal por muitos anos e pude ver de perto o esforço de muitos heróis locais na preservação de um dos bens mais valiosos que temos: nossas matas e animais. No entanto, essas pessoas eram esquecidas, com um trabalho negligenciado e pouco registrado. Diante disso, fiz este livro documental para dar o devido destaque a esses guerreiros anônimos”, explicou.


Produzido com apoio do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, e patrocinado pelo Banco da Amazônia (Basa), Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, o livro retoma a tradição de grandes obras escritas em Pium, inaugurada por escritores como Eli Brasiliense e Trajano Coelho Neto. A publicação foi distribuída gratuitamente para escolas municipais e instituições ligadas ao meio ambiente no município.


O autor também concedeu entrevista ao PiumCast, em que fala sobre o processo de criação e os bastidores do livro Anjos da Natureza. O episódio já está disponível: (https://www.youtube.com/watch?v=uTmnz6gRz6w&t=34s) PiumCast: Willian Borges - Anjos da Natureza - YouTube.



 
 
 

Comentários


bottom of page